A esquizofrenia é um conjunto de transtornos psiquiátricos graves e incapacitantes que caracterizado por alterações no pensamento, emoções e comportamento, que pode ser causado por fatores genéticos, ambientais e alteração em neurotransmissores.
Mediunidade Psicofônica é um tipo de mediunidade onde os espíritos usam o chacra laríngeo para a comunicação com o mundo físico.
Existe uma grande diferença, e um médium psicofônico internado em um hospital psiquiátrico tende a ficar esquizofrênico devido a imensa quantidade de entidades doentes que querem usar o médium, muitos destes espíritos esquizofrênicos, ao usar o aparelho mediúnico (corpo do médium), irão tentar falar mensagens não muito diferentes das esquizofrênicas (pelo motivo dos espíritos que estão tentando falar estarem esquizofrênicos no mundo astral) usando o médium como um interlocutor.
Qualquer médium, seja qual for, o ideal é seguir além da prática da mediunidade em uma casa espírita, centro umbandista ou igreja seja qual for, ser acompanhado por um psiquiatra para tratamento da parte física também.